29 de mai. de 2012

Rádio Universidade: 44 anos tocando cultura


No último domingo, 27/05, a Rádio Universidade, emissora pública da UFSM, completou 44 anos de existência. Confira reportagem especial sobre o aniversário, feita pela acadêmica de Jornalismo Julia do Carmo e editada por Lucas Durr Missau, publicada no Portal da UFSM, clicando aqui.

CM destacou o 1º Encontro de Oboé e Fagote da UFSM

 Capa do CD Paradoxos Para Todos de Adolfo Almeida Júnior

O CM do dia 28/05 destacou o 1º Encontro de Oboé e Fagote da UFSM. Foram apresentadas entrevistas com a canadense Catherine Carignan, chefe do naipe dos fagotes da Orquestra Filarmônica de MG, o oboísta Fernando Gualda, professor da UFRGS, e o compositor Adolfo Almeida Júnior, fagotista da OSPA e professor da UFRGS. As audições apreciadas foram as seguintes: Valsa Ingênua 2 (Francisco Mignone) com o professor da UFSM e fagotista Glaubert Nüske; Concerto para Oboé e Orquestra de Cordas (Harry Crowl) com o professor da UFSM e oboísta Lucius Mota, acompanhado pela Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba; e as obras Multisopros e Dueto, composição e interpretação do fagotista Adolfo Almeida Júnior, presentes no seu CD Paradoxos Para Todos, lançado em 2006. O áudio do programa está disponível no Arquivo de áudios deste blog - Programa 11 - 28/05/2012.

27 de mai. de 2012

Professores do Encontro de Oboé e Fagote no CM desta segunda, 28/05


Ilustração da última postagem no blog do evento

O 1º Encontro de Oboé e Fagote da UFSM foi uma promoção do Departamento de Música e ocorreu nos dias 23 e 24 de maio, sob a coordenação dos professores Lucius Mota e Glaubert Nüske. O programa apresentará entrevistas com alguns músicos convidados do evento, tais como: a canadense Catherine Carignan, que, desde 2008, é chefe do naipe dos fagotes da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais; o oboísta Fernando Gualda, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e o compositor Adolfo Almeida Júnior, fagotista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e também professor da UFRGS. Entre as audições musicais que serão apreciadas no programa, está o Concerto para Oboé e Orquestra de Cordas do compositor e musicólogo brasileiro Harry Crowl. A gravação foi feita em 2002, na ocasião do lançamento mundial dessa obra, que foi dedicada ao oboísta Lucius Mota, hoje, professor da UFSM. Na execução, o solista Lucius Mota foi acompanhado pela Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, sob a regência de Ernani Aguiar. Também a música "Multisopros", composta através de improvisações feitas pelo músico Adolfo Almeida Júnior, que se encontra entre as obras do CD Paradoxos Para Todos, lançado por ele em 2006. O Conversa de Músico vai ao ar toda segunda, às 20h00, pelos 800 AM ou via web, clicando aqui. E, ainda, na Rádio São João FM, emissora comunitária de São João do Polêsine, aos sábados, às 19h00. 

25 de mai. de 2012

Rádio Universidade comemora 44 anos neste domingo


A Rádio Universidade AM, emissora pública da Universidade Federal de Santa Maria, comemora 44 anos neste domingo, 27/05. A ilustração é de uma reportagem postada no blog da Rádio Universidade, no endereço www.ufsm.br/radio, pelo radialista Milton Oliveira. Parabéns, Rádio Universidade! 

Recital de flautas no CAL


Conforme informações do acadêmico de Música da UFSM Beto Bertol, aluno bolsista do Momento Musical, na próxima terça, 29/05, às 12h15, a Sala Sebastian Benda será palco do Recital da Classe de Flauta Doce da UFSM. O recital será orientado pelo Prof. Guilherme Garbosa.  

RECITAL DA CLASSE DE FLAUTA DOCE DA UFSM - TERÇA, 29/05, ÀS 12h15, NO CAL.

23 de mai. de 2012

Cursos de Música na 2ª PROFITECS da UFSM


A 2ª PROFITECS ocorre nos dias 24, 25 e 26 de maio, no campus da Universidade Federal de Santa Maria. O evento se divide entre as quatro mostras para evidenciar as potencialidades da UFSM em ensino, pesquisa, inovação, cultura e serviços. As atrações estão distribuídas nas diversas áreas do Centro de Eventos e a programação pode ser conferida clicando aqui. Segundo a Chefe do Departamento de Música da UFSM, Prof.ª Maria Del Carmen Macchi Cabrera, "o evento é de suma importância para a instituição e para os Cursos de Música, uma vez que será a oportunidade de divulgar todas as atividades musicais que são realizadas no CAL para os alunos visitantes das diferentes escolas da cidade e região, que estão em busca de definição e/ou confirmação dos cursos de opção para o próximo vestibular". Os Cursos de Música participarão da 2ª PROFITECS com ensaios abertos, que ocorrerão na Casa da Música (Rua das Artes) e, ainda, com apresentações, como a da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, amanhã, 24/05, às 12h30.

1º ENCONTRO DE OBOÉ E FAGOTE NA 2ª PROFITECS

Amanhã, 24/05, às 10h30, os professores e alunos participantes do 1º Encontro de Oboé e Fagote da UFSM, que teve seu início no dia de ontem, farão uma Aula Aberta na Casa da Música da 2ª PROFITECS. 

CURSO DE MÚSICA E TECNOLOGIA NA 2ª PROFITECS

Conforme informações retiradas do facebook do Prof. Patricio Orozco-Contreras, o Curso de Música e Tecnologia da UFSM "oferecerá aulas, conversas e um par de experimentos com synths, samplers e muitos canais de áudio e efeitos" na 2ª PROFITECS. Confira isso também na Casa da Música (Rua das Artes).

Clique aqui e confira uma reportagem da TV Campus sobre a participação do CAL na 1ª PROFITECS.

22 de mai. de 2012

Amanhã, 23/05, inicia o 1º Encontro de Oboé e Fagote da UFSM

Cartaz do 1º Encontro de Oboé e Fagote da UFSM

Amanhã, 23/05, inicia o 1º Encontro de Oboé e Fagote da UFSM. O evento é uma promoção do Departamento de Música e da Coordenação dos Cursos de Música da UFSM e será coordenado pelos professores Lucius Mota e Glaubert Nüske, que foram entrevistados na audição do Conversa de Músico do dia 21/05 (clique aqui para baixar e/ou escutar). 

PROGRAMAÇÃO DO 1º ENCONTRO DE OBOÉ E FAGOTE DA UFSM

Clique aqui e confira a programação do dia 23/05. Clique aqui e confira a programação do dia 24/05.

21 de mai. de 2012

Professores e acadêmicos de Música no Conversa de Músico de hoje, 21/05


Alunos da Classe de História da Música Brasileira da UFSM durante recital

O Conversa de Músico desta segunda, 21/05, apresentou uma entrevista com os professores Glaubert Nüske e Lucius Mota, coordenadores do 1º Encontro de Oboé e Fagote da UFSM. Os professores comentaram sobre a organização e programação do evento, que se realizará nos próximos dias 23 e 24 de maio, nas dependências do Centro de Artes e Letras (prédio 40), numa promoção do Departamento de Música da UFSM. Além disso, o programa levou diversas obras para apreciação musical por parte dos ouvintes. Entre elas, uma obra para fagote executada pelo Prof. Glaubert num de seus recitais realizados durante sua graduação em Fagote na Universidade Federal de Minas Gerais. Além dessa, algumas obras executadas pelos acadêmicos de Música da UFSM, no recital da Classe de História da Música Brasileira, recentemente apresentado na Sala Sebastian Benda no CAL/UFSM. Os alunos que participaram nas gravações das músicas apresentadas no programa são os seguintes: Aline Hartwig, Karen Wiprich, André Prates, Jéssica Fritzen, Renan Madeira, Pedro Lima, Mariana Nascimento, Fernanda Machado, Thiago Theobald, Christian Fernandes, Cauã Canilha, Daniel Silva, Sérgio Fischer, Beto Berto e André Chiomento. Esta audição do Conversa de Músico também será transmitida pela Rádio São João FM, emissora comunitária de São João do Polêsine, no próximo sábado, às 19h00. O áudio do 'Programa 10' está no Arquivo de áudios do blog

Ilustração: © 2012 - Tainara Camargo.

16 de mai. de 2012

Oboé, fagote e música brasileira no Conversa de Músico desta segunda, 21/05


O Conversa de Músico desta segunda, 21/05, destaca o 1º Encontro de Oboé e Fagote da UFSM e o Recital da Classe de História da Música Brasileira. O 1º Encontro de Oboé e Fagote da UFSM é uma promoção do Departamento de Música e acontecerá nos dias 23 e 24 de maio e o Conversa de Músico apresentará uma entrevista com os professores coordenadores do evento: o oboísta Ms. Lucius Mota e o fagotista Bel. Glaubert Nüske. No programa, ainda terá a participação dos alunos que realizaram o Recital da Classe de História da Música Brasileira dos Cursos de Música da UFSM no dia 15 de maio passado, no Centro de Artes e Letras, orientados pela Prof.ª Dr.ª Ângela Ferrari. As apreciações musicais do programa serão uma peça para fagote, executada pelo Prof. Glaubert em um recital realizado no auditório da Escola de Música da UFMG, em Belo Horizonte, além de algumas gravações das obras executadas no Recital da Classe de História da Música Brasileira da UFSM. O programa está imperdível. Será na próxima segunda, às 20h00, na Rádio Universidade. Para ouvir pela internet, clique aqui.

14 de mai. de 2012

Conversa de Músico destacou recitais do CAL


O Conversa de Músico desta segunda, 14/05, destacou os recitais que ocorreram no Centro de Artes e Letras da UFSM: Recital do ex-aluno da UFSM e professor da UFPel Marcelo Cazarré (ocorrido no dia 2 de maio passado) e o Recital da Classe de Violoncelo (ocorrido no dia 10 de maio passado), ambos nas dependências da Sala Sebastian Benda. Ainda, houve a participação e comentários dos recitais por parte de duas alunas do Curso de Direito da UFSM e da Prof.ª Dr.ª Vera Vianna, que aproveitou e comentou também sobre a realização do 27º Festival de Inverno da UFSM, na condição de ser a coordenadora geral do grandioso evento musical que ocorre em Vale Vêneto, distrito de São João do Polêsine. O programa, ainda, será exibido na Rádio São João FM, de São João do Polêsine, no próximo sábado, às 19h00. As audições apreciadas no programa foram a Sonata em Si Menor de Liszt e o Concertino em Dó Maior, Opus 7, de Glengel, executadas respectivamente pelo pianista Cazarré e pelo aluno do Curso de Música - Bacharelado em Violoncelo Christian Munawek, acompanhado no piano por Cheisa Goular. O programa pode ser ouvido no link 'Programa 09', exposto no Arquivo de Áudios deste blog.

11 de mai. de 2012

Piano e Violoncelo no Conversa de Músico desta segunda, 14/05

Alunos da Classe de Violino em recital no dia 8 de maio passado

O Conversa de Músico desta segunda, 14/05, apresenta o segundo e último programa da série que destaca o recital do ex-aluno da UFSM e hoje professor de música da UFPel Marcelo Cazarré. No programa, Lucas Cattelan conversa com duas alunas do Curso de Direito da UFSM, que acompanharam o recital no dia 2 de maio passado, no Centro de Artes e Letras (CAL), e com a Prof.ª Dr.ª Vera Vianna, que coordenou a vinda do pianista para realizar o recital em homenagem ao bicentenário de Liszt. Além do recital, a Prof.ª Vera aproveita e comenta sobre o 27º Festival de Inverno da UFSM, do qual ela é a coordenadora geral. Ainda, na segunda parte do programa, o destaque será para os recitais que ocorreram no Momento Musical do Centro de Artes e Letras da semana que passou, que serão apresentados pelo acadêmico de Comunicação Social - Jornalismo da UFSM Victor Carloto. As apreciações musicais deste Conversa de Músico serão a Sonata em Si Menor, de Franz Liszt, na interpretação do ex-aluno da UFSM Marcelo Cazarré e alguns trechos das obras apresentadas pelo Recital da Classe de Violoncelo da UFSM, ocorrido no dia 10 de maio passado, na Sala Sebastian Benda do Centro de Artes e Letras. O programa vai ao ar nesta segunda, às 20 horas, pelos 800 AM da Rádio Universidade e/ou através da internet, clicando aqui

9 de mai. de 2012

Percussão, Orquestra de Cordas e música brasileira nos recitais do CAL

O Conversa de Músico convida para os recitais da próxima semana no Campus da UFSM:

- Segunda, 14/05, 12h50, no Hall do CAL: Recital da Classe de Percussão, sob a orientação do Prof. Dr. Gilmar Goulart;
- Terça, 15/05, 12h50, na Sala 1107: Recital da Classe de História da Música Brasileira, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Ângela Ferrari;
- Quarta, 16/05, 12h50, no Hall do CAL: Recital da Orquestra de Cordas, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Yara Vieira.

Fonte: Beto Bertol, aluno do Curso de Música da UFSM e bolsista do projeto Momento Musical.

7 de mai. de 2012

Marcelo Cazarré foi o destaque do Conversa de Músico desta segunda

O pianista Marcelo Macedo Cazarré

Na primeira edição da série de dois programas sobre o recital em homenagem ao bicentenário do compositor Liszt, realizado pelo ex-aluno da UFSM e hoje professor de música da UFPel Marcelo Cazarré no dia 2 passado, os ouvintes tiveram a oportunidade de apreciar duas das três obras executadas pelo pianista: Vale de Obermann e a Sonata Dante, obras emblemáticas de Franz Liszt. Além das audições musicais, o destaque foi para a entrevista que o músico concedeu a Lucas Cattelan, apresentador do Conversa de Músico, instantes após o término do recital, na Sala Sebastian Benda (CAL/UFSM). Confira o áudio do Programa 08 no Arquivo de áudios ao lado, aqui no blog. E não deixe de conferir o próximo programa Conversa de Músico, com mais informações e audições do recital do ex-aluno da UFSM Marcelo Cazarré, na próxima segunda, 14/05, às 20 horas, na Rádio Universidade AM

6 de mai. de 2012

Ex-aluno do Curso de Música da UFSM é destaque no CM desta segunda, 07/05

Recital do Prof. Cazarré na Sala Sebastian Benda do CAL/UFSM

O ex-aluno do Curso de Música – Bacharelado em Piano da UFSM e professor do Curso de Música da Universidade Federal de Pelotas, Marcelo Macedo Cazarré, é o destaque do Conversa de Músico desta segunda, 07/05. O pianista Marcelo Cazarré realizou um recital em homenagem ao bicentenário do compositor Franz Liszt no dia 02/05 na Sala Sebastian Benda do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM e, após o recital, concedeu uma entrevista a Lucas Cattelan, comentando sobre o recital e seus projetos de pesquisa e extensão junto ao Curso de Música da UFPel. Além da entrevista, o Conversa de Músico apresenta algumas gravações do recital, feitas pelo Patricio Orozco-Contreras, professor do Curso de Música e Tecnologia da UFSM e os comentários da coordenadora do evento, Vera Vianna, professora do Departamento de Música da UFSM, que aproveita para comentar também sobre os preparativos do 27º Festival Internacional de Inverno da UFSM, do qual é uma das coordenadoras. O Conversa de Músico vai ao ar nesta segunda, às 20 horas, pelos 800 AM ou através da internet, clicando aqui.  

3 de mai. de 2012

Violino e Violoncelo nos recitais do CAL


O Momento Musical, projeto que tem como objetivo principal proporcionar aos alunos e convidados dos Cursos de Música da UFSM a oportunidade de performance musical e promover atividades culturais no Campus, apresenta os seguintes recitais na próxima semana:

- 08/05 (terça), às 12h50, Recital do Grupo de Violinos da UFSM no Hall do CAL;
- 09/05 (quarta), às 12h50, Recital da Classe de Violoncelo da UFSM na Sala Sebastian Benda (1107/CAL);
- 10/05 (quinta), às 12h50, Recital da Classe de Violoncelo da UFSM na Sala Sebastian Benda (1107/CAL).

O recital de violino está sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Yara Vieira e os de violoncelo sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Ângela Ferrari, ambas professoras do Departamento de Música da UFSM.

Informações obtidas com o aluno do Curso de Música Beto Bertol, responsável pelo Momento Musical.



Recital do violonista Cristiano Araldi


O Conversa de Músico convida para o recital do ex-aluno do Curso de Música da UFSM Cristiano Araldi. O violonista bento-gonçalvence, residente em Santa Maria, interpretará uma das principais obras para violão do maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos: '12 Estudos', obra composta entre os anos de 1924 e 1929. Mais detalhes sobre o evento são encontrados na imagem do cartaz acima.