30 de abr. de 2012

Conversa de Músico encerrou série sobre o Dia Nacional do Choro


Os chorões Nityanam Romero, Gabriel Opitz e Rafael Teixeira com o apresentador Lucas Cattelan

Com a audição de hoje, 30/04, o Conversa de Músico encerrou a série de dois programas em homenagem ao Dia Nacional do Choro. O segundo programa da série apresentou um fragmento inédito da entrevista com os chorões Gabriel Opitz, Rafael Teixeira e Nityanam Romero, integrantes do grupo musical "Porto Baio" e acadêmicos do Curso de Música da UFSM; e mais algumas gravações raras de choros clássicos brasileiros, indicadas pelos convidados, tais como: 'Vou Vivendo' (Pixinguinha/Benedito Lacerda), 'Vibrações' e 'A ginga do mané' (Jacob do Bandolim), 'Graúna' (João Pernambuco) e Tico-tico no Fubá (Zequinha de Abreu). A série ainda irá ao ar pela Rádio São João FM do município de São João do Polêsine e está disponibilizada no Arquivo de Áudios aqui do blog - confira ao lado -.

29 de abr. de 2012

Nesta segunda, 30/04, mais choro no Conversa de Músico

Gabriel Opitz, Rafael Teixeira, Nityanam Romero e Lucas Cattelan

Nesta segunda, 30/04, o Conversa de Músico apresenta o 2º programa da série em homenagem ao Dia Nacional do Choro. Na audição de amanhã, irá ao ar a 2ª parte da entrevista com o chorões da UFSM, Gabriel Opitz, Rafael Teixeira e Nityanam Romero, integrantes do grupo de choro "Porto Baio", onde eles comentam sobre a pesquisa de repertório para o grupo e ainda apresentam mais choros clássicos brasileiros. Além disso, o programa mostrará uma série de gravações históricas de choro escolhidas pelos convidados. O Conversa de Músico vai ao ar às 20 horas pelos 800 AM da Rádio Universidade ou através da internet, clicando aqui

23 de abr. de 2012

Roda de Choro no Conversa de Músico

Roda de Choro no estúdio da Rádio Universidade

Gabriel Opitz, Rafael Teixeira, Nityanam Romero e Lucas Cattelan

No programa de hoje, Lucas Cattelan recebeu uma representação do grupo de choro "Porto Baio", formado por alunos do Curso de Música da UFSM. Os chorões executaram clássicos do choro brasileiro em homenagem ao Dia Nacional do Choro, que é hoje, 23 de abril, data que marca o nascimento de Pixinguinha, o maior compositor de choro do Brasil. O áudio do programa está nos arquivos de áudios, ao lado, aqui no blog. 

Logo do Conversa de Músico


Além de trilha musical própria, composta pelo aluno do Curso de Música da UFSM Darwin Corrêa, o Conversa de Músico já possui também sua logo, uma criação da Ana Camila Antunes, acadêmica do 7º semestre do Curso de Publicidade e Propaganda da UNIFRA, em companhia com o Rogério Gomez, já graduado em Publicidade e Propaganda pela mesma instituição. Assim, o Conversa de Músico promove uma integração entre a UFSM e a UNIFRA, duas grandes instituições de ensino superior de Santa Maria. Contato dos criadores da logo: Ana Camila Antunes (aana.c@hotmail.com) e Rogério Gomez (publicitario.rogerio@gmail.com e/ou (55) 84196964).

Hoje, 23/04, o CM destaca o Dia Nacional do Choro


Hoje, 23/04, o Brasil comemora o Dia Nacional do Choro e o Conversa de Músico presta a sua homenagem a esse gênero genuinamente brasileiro, transformando os estúdios da Rádio Universidade numa Roda de Choro, recebendo uma representação dos chorões do Curso de Música da UFSM, que executarão choros clássicos brasileiros, destacando o repertório de Jacob do Bandolim, em função da presença do bandolim como solista, sendo executado por Gabriel Opitz, acompanhado pelo violonista Nityanam Romero e pelo pandeirista Rafael Teixeira. O programa vai ao ar hoje, às 20 horas, pelos 800 AM da Rádio Universidade ou através da internet, clicando aqui.

22 de abr. de 2012

Chorões da UFSM no Conversa de Músico


Pixinguinha, um dos maiores compositores de choro do Brasil

Nesta segunda, 23/04, o Conversa de Músico apresenta uma audição especial em comemoração ao Dia Nacional do Choro. Lucas Cattelan recebe os chorões Gabriel Opitz (bandolim), Nityanam Romero (violão) e Rafael Teixeira (pandeiro), acadêmicos do Curso de Música da UFSM, que farão uma roda de choro nos estúdios da Rádio Universidade AM. O Dia Nacional do Choro é comemorado no dia 23 de abril em função da data reportar ao nascimento, em 1897, de um dos maiores compositores de choro do Brasil, Alfredo da Rocha Viana Filho, o popular Pixinguinha. A data existe oficialmente desde 4 de setembro de 2000, quando o então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, sancionou a lei proposta pelo senador Artur da Távola e originada por iniciativa do bandolinista Hamilton Holanda e dos seus alunos. O programa irá ao ar na próxima segunda, às 20 horas, pelos 800 AM ou pela internet, clicando aqui.  

16 de abr. de 2012

Conversa de Músico destacou o Coro de Câmara da UFSM


Lucas Cattelan e Cláudio Esteves no estúdio de gravação da Rádio Universidade

Na noite de 16/04, pelas ondas da Rádio Universidade, o Conversa de Músico destacou a produção do Coro de Câmara da UFSM e, por isso, Lucas Cattelan entrevistou o regente do grupo, o Dr. Cláudio António Esteves, professor do Departamento de Música da UFSM. As audições do programa foram das seis partes da obra sacra “Missa” de Steve Dobrogosz. As gravações foram feitas em 2010, na Sala 1323 do Centro de Artes e Letras da UFSM (prédio 40), e orientadas pelo Patrício Orozco-Contreras. Na época, o Coro de Câmara continha os seguintes integrantes: Charles Tones (pianista), Cheila Oba, Diuly Zavaglia, Eduardo Chupel, Francieli Anezi, Grazielle Klinger, Guilherme Cardozo, Iara Dallabrida, Jéssica de Almeida, Jéssica Fritzen, João Vitor Bitencourt, Jonatas Lacerda, Josemar Dias, Laerte Massirer, Laise Mathioni, Leonardo Sperb, Luís Iensen, Maurício Castro, Rafaela Uchôa, Rauani Nunes, Regina Bólico, Ronison Borba e Taiane Machado (arquivista). Desde 2011, o Coro de Câmara da UFSM faz parte da Associação Estudantil Coro de Câmara da UFSM, que possui uma diretoria, assim constituída: Prof. Dr. Cláudio Esteves (regente), Lucas Cattelan (presidente), João Vitor Bitencourt (vice-presidente), Jéssica Francieli Fritzen (secretária) e Francieli Maria Anezi (tesoureira). O áudio do programa está disponibilizado clicando aqui

13 de abr. de 2012

Coro de Câmara da UFSM e seu regente são os destaques do CM desta segunda


Coro de Câmara da UFSM, durante gravação das audições do próximo programa

Na próxima segunda, 16/04, Lucas Cattelan conversará com o Prof. Dr. Cláudio António Esteves, regente do Coro de Câmara e do Coral da UFSM. Natural de Piracicaba, São Paulo, o convidado iniciou seus estudos na Escola de Música da cidade, participando de aulas de violino e iniciação à regência. Graduado em Física – Bacharelado (1987), Música – Bacharelado em Regência (1993) e Mestre em Artes (2000) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em 1995, ingressou como professor do Departamento de Música da UFSM, onde atualmente ministra as disciplinas de Acústica Musical, Regência e Canto Coral. Em 2010, concluiu o Doutorado em Regência pela “University of Georgia”, nos EUA, defendendo a tese “The Expressive Use of Structures and Tonal Areas in Father José Maurício Nunes Garcia’s ‘Missa em Mi Bemol’ (1811) – CT 107”, cuja tradução, conforme o próprio Prof. Cláudio é “O uso expressivo de estruturas e áreas tonais na Missa em Mi Bemol (CT 107) de 1811 de Padre José Maurício Nunes Garcia”. Além de contar sobre sua trajetória musical, o entrevistado mostrará a gravação da Missa do compositor norte-americano Steve Dobrogosz, realizada pelo Coro de Câmara da UFSM, sob sua regência, no ano de 2010, nas dependências do Centro de Artes e Letras. O programa Conversa de Músico vai ao ar na próxima segunda, às 20 horas, pelos 800 AM da Rádio Universidade ou através da internet, clicando aqui

9 de abr. de 2012

Conversa de Músico destacou LP de 1973 do Coral da UFSM


Em mais uma audição do Conversa de Músico, Lucas Cattelan trouxe mais uma atração vinda da fonte musical da UFSM. Se tratou da audição, por completo, do raríssimo disco de vinil "Coral da UFSM", gravado em 1973, no Rio de Janeiro. Confira o áudio do programa clicando aqui.

Hoje, o Coral da UFSM de 1973 no Conversa de Músico

Capa do LP Coral da UFSM de 1973

Hoje, 09/04, Lucas Cattelan leva aos ouvintes do Conversa de Músico a sonoridade do Coral da UFSM da década de 70, mais precisamente no ano de 1973, quando o coral gravou, ao vivo, um disco de vinil no Rio de Janeiro, acompanhado pela Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do extinto Estado da Guanabara. Na época, o coral era regido pela maestrina Ana Maria Kleimann e continha 50 cantores, entre alunos, professores e funcionários da UFSM. Não perca! O programa vai ao ar pelos 800 AM da Rádio Universidade, às 20 horas. Ouça pela internet clicando aqui.


As obras musicais gravadas pelo Coral da UFSM


Os 50 coralistas da época, em frente ao prédio da Biblioteca Central da UFSM

O LP foi disponibilizado pela Professora Maria Del Carmen Macchi Cabrera, Chefe do Departamento de Música da UFSM, e gentilmente preparado, para a veiculação no Conversa de Músico, por Renato Molina, funcionário da Rádio Universidade. 


8 de abr. de 2012

Evento lançado pelo Prof. Glaubert no último Conversa de Músico já possui seu blog

Glaubert Nüske e Lucius Mota, professores do Dep. de Música da UFSM e coordenadores do evento

O I Encontro de Oboé e Fagote da UFSM, evento comentado pelo Prof. Glaubert Nüske na audição do dia 02/04 do Conversa de Músico (confira o áudio clicando aqui), já possui seu endereço oficial na internet. Confira o blog do encontro clicando aqui.

2 de abr. de 2012

Lucas Cattelan conversou com o fagotista Glaubert Nüske

Prof. Glaubert Nüske

Hoje, em mais uma audição do Conversa de Músico, pela Rádio Universidade, Lucas Cattelan conversou com o fagotista Glaubert Nüske. Confira o áudio do programa clicando aqui.